Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

por Interlegis — última modificação 15/06/2022 21h45
Conheça a história da nossa Câmara Municipal de Santana do Jacaré

As câmaras municipais brasileiras procedem das tradicionais câmaras lusitanas que tem sua origem desde a idade média quando Portugal ainda não era constituída uma nação. Seu início no Brasil se dá em 1532 com a elevação do povoado de São Vicente no litoral paulista à categoria de Vila. Durante todo o período colonial, do descobrimento à 1822, todas as localidades que tinha a categoria de Vila tinha sua própria câmara municipal.

As câmaras nesse período tinham muito mais funções que agora. Tinham a responsabilidade de arrecadar impostos , regular o exercício dos mais variados ofícios (sapateiro, celeiro, pintor, pedreiro, barbeiro, etc), regular o comércio, cuidar da preservação do patrimônio público, instituir e gerenciar as prisões. Enfim elas tinham plenos poderes na administração pública e exerciam os três poderes: executivo, legislativo e judiciário.

Com a proclamação da Independência em setembro de 1822 e a instituição do Império do Brasil as câmaras perdem consideravelmente seus poderes. O império centraliza a administração pública com a constituição de 1824 que fixa em quatro anos o mandato de vereador e o mais votado assume a presidência. Em tal cargo, o presidente da Câmara continuou a ser, no entanto, responsável por funções comparáveis às do atual prefeito, além de seus encargos como vereador e como presidente da Câmara dos Vereadores.Neste tempo ainda não havia a figura do prefeito.

Com a proclamação da República as câmaras municipais são extintas e os governos estaduais nomeavam membros para o “Conselho de Intendência” . Tais conselhos de intendência são responsáveis, com exclusividade, pelo poder executivo municipal, separando este poder do legislativo, que continuaria a cargo das câmaras municipais, reinstituídas a posteriori. Em 1905 é criado o cargo de “Intendente” que perdurará até 1930 no governo de Getúlio Vargas quando as prefeituras são constituídas e as câmaras municipais passam a exercer a função legislativa e de fiscalização do executivo.

No Estado Novo, entre os anos de 1937 e 1945, as câmaras municipais foram destituídas suprimindo poder legislativo dos municípios. Com a redemocratização em 1945, as câmaras municipais voltam a exercer suas funções de legislar e fiscalizar.

Em Santana do Jacaré a primeira câmara municipal teve sua primeira legislatura entre 1955 e 1956. Funcionou provisoriamente em casa de Dona Maria Gertrudes Barbosa. Casa colonial que existira no lugar onde hoje está construído o atual prédio da Prefeitura Municipal. A posteriori as sessões eram realizadas em sala anexa ao mesmo prédio atual do poder executivo municipal.

Em 21-6-2002 – Inaugurou-se a sede própria da Câmara Municipal à Rua Tiradentes e em 13-10-2006 – Solenemente inaugurou o Plenário “José Miguel Benedito”.

A primeira legislatura foi composta da seguinte maneira:

Presidente: Joaquim Cambraia de Abreu
Vice-Presidente: Alvaro Batista Cardoso